Páginas

quarta-feira, 19 de junho de 2013

ACNE: O meu tratamento



Quem já teve problemas de acne?? Milhares de jovens tem esse problema, infelizmente eu não sou exceção.Há vários tipos de acne, uns mais fortes, outros ligeiros, contínuos etc etc ... Só o facto da nossa cara estar invadida por essas pequenas borbulhas já nos destróem a auto estima.



Eu comecei a notar esse problema a partir dos 13/14 anos com pequenas borbulhas no queixo e depois começou a desenvolver-se na cara toda, exceção na testa.
No início levei aquilo do tipo "Ok é a idade, é normal, vai passar...". Os anos foram avançado e as borbulhas foram ficando na minha cara.

Então decidi que efetivamente teria de tratar deste "problema" facial.
Fui à minha médica de família, comprei produtos de farmácia, fiz exames hormonais...
E nada, tudo na mesma...
O tempo foi passando, a minha cara já tinha várias marcas e borbulhas não superficiais muito grandes e vários pontos negros inflamados.

Como já estava a ficar um pouco descontrolado, finalmente em Março de 2013 marquei uma consulta no dermatologista. Foi-me diagnosticado, acne ligeiro.
Receitou-me 3 cremes. Um para as borbulhas, outro para as marcas e um hidratante. E teria de fazer este tratamento durante 4 meses contínuos.





No primeiro mês não obtive qualquer diferença. Passou 2 meses já se notava que as borbulhas não eram tão agressivas. Já estou no 3º mês e as borbulhas aparecem mas não descontroladamente e claro possivelmente o sol também ajuda a secar um pouco as malvadas (eheh).



Eu não usava os cremes todos de uma só vez. O Ketrel que é um "exfoliante" é o mais potente neste caso, só uso 3x à semana (exemplo: segunda, quarta e sexta). Ele faz com que a pele se descame, que faça com que a pele velha saia, por isso seja tão forte.
O Zindaclin é o das borbulhas, o cheiro é intenso, uso 4x à semana (exemplo: terça, quinta, sábado e domingo).
Finalmente o hidratante, Papulex, uso todos os dias ao acordar, é muito importante o uso dele, senão a pele ficava irritada.




Não comer chocolate, nada de doces, não me maquilhar todos os dias, não comer excessivamente hidratos de carbono, nunca mexer as borbulhas nem nas feridas, não usar tónicos (nos próprios cremes não admitem o uso), cremes com óleo..




O que não evitava ou não evito, comer muita sopa, saladas, beber muitos líquidos, usar sempre protetor solar, fazer algum exercício físico, tentar-me expor um pouco ao sol para ajudar a secar as malvadas (ahah), evitar as piscinas, usava exfoliantes, hidratantes, sempre que uso a maquilhagem retiro com a toalhita humedecida, em seguida limpo o rosto com uma esponja e desmaquilhante e uso muitos hidratantes.









Após 3 meses de aplicação destes cremes, as manchas da minha cara ficaram bem menos avermelhadas e outras manchas desapareceram. As borbulhas não aparecem descontroladamente e a oleosidade está bastante controlada. Só tenho a dizer que na próxima consulta no mês de Julho tenho que louvar o dermatologista (ahaha).


Sem comentários:

Enviar um comentário